29/08/2016
Fabricação de veículos puxa recuperação da indústria nacional
A indústria nacional já começa a dar sinais de recuperação. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial aumentou 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, puxada pela indústria automobilística. No entanto, para especialistas, não será possível fechar o ano com crescimento, devido à forte retração ocorrida no primeiro semestre de 2012.
"A produção industrial deve fechar o ano com retração entre 1% a 2% no acumulado de doze meses", afirma o professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Emerson Marçal.
De acordo com relatório divulgado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a retração pode ser mais forte ao final de 2012 caso a produção fique no patamar dos últimos dois meses.
Na comparação com julho de 2011, conforme IBGE, a produção recuou 2,9% e no acumulado em 12 meses apresentou queda de 2,5%. Em junho, o indicador havia avançado 0,2% ante o mês anterior, primeira alta mensal depois de três quedas consecutivas. A ligeira recuperação está ligada à retomada da fabricação de automóveis e de outros segmentos beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).